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segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Desabilitando serviços desnecessários

O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos usuários. Paradesativá-los/configurá-los, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto,saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seuWindows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).
Recebi a sugestão, para aqueles que não sabem quais os serviços que precisam, de configurar todos os serviços paraa opção “Manual”, e reiniciar o micro. O boot será lento, já que o Windows terá de iniciar todos os serviços que precisa“na força”. Então, bastaria ver os serviços iniciados e configurá-los para “Automático”. Não testei esta dica, mas éválida. É preciso salientar que alguns serviços necessários podem não ser inicializados automaticamente.
O melhor mesmo é saber o que faz cada um deles. Vou tentar descrever aqui alguns, há outros cuja funcionalidadenão fica muito clara então prefiro não arriscar – deixo-os habilitados (Automático). As recomendações são para umusuário doméstico comum, com uma pequena rede em casa. Atente para o fato de que estas configurações podemvariar caso a caso, não existe uma regra específica – o que está abaixo é algo mais comum, mas não certo para todos:

Obs.: Antes de mexer preste bem atenção no que está fazendo pois isto realmente ajuda no sistema mas para alterar é preciso ter ao menos um conhecimento básico do que está fazendo. Não nos responsabilizamos por qualquer erro.

Sugestão: antes de instalar qualquer programa ou mexer no registro, crie um ponto de restauração para não correr o risco de se arrepender!

AUTOMÁTICO

Alerta (emite alertas administrativos)
Alocador Remote Procedure Call (RPC)
Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)
Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)
Chamada de procedimento remoto (RPC)
Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)
Cliente de rastreamento de link distribuído
Detecção do hardware do Shell
Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)
Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)
Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)
Localizador de computadores
Log de eventos
Logon secundário
Notificação de eventos de sistema
Plug and Play
Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)
Serviços de criptografia
Serviços IPSEC
Sistema de eventos COM+Spooler de impressão
Temas
Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

DESABILITADOS

Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)
Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)
Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)
Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting
Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)
Gerenciador de conexão de acesso remoto automático
Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota
Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)
IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDsusando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)
Número de série de mídia portátil
Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)
Roteamento e acesso remoto
Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)
Telnet (por questão de segurança)

MANUAL

Adaptador de desempenho WMI
Windows XP
Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)
Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)
Aplicativo de sistema COM+
Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)
Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)
Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)
Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)
Auxiliar NetBIOS TCP/IP
Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)
Cliente DHCP (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Cliente DNS (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Compatibilidade com 'Troca rápida de usuário'
Conexões de rede (gerencia conexões de rede)
Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)
Cópia de volume em memória
DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)
DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)
Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)
Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)
Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)
Fornecedor de suporte de segurança NT LM
Gerenciador de conexão de acesso remoto
Gerenciamento de aplicativo
Host de dispositivo Plug and Play universal
Logon de rede
Logs e alertas de desempenho
Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)
MS Software Shadow Copy Provider
Número de série de mídia portátil
QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)
Reconhecimento de local da rede (NLA)
Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico
Serviço de descoberta SSDP
Serviço de indexação
Serviço de transferência inteligente de plano de fundo
Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'
Serviços de terminalServidorTelefoniaWindows Installer

Para maiores detalhes das funções de cada serviço, consulte a Ajuda ou a Microsoft.

:. Habilitando o modo UDMA/66 e superiorPainel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (esecundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA sedisponível”.

:. Habilitando o modo UDMA/66 e superiorPainel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (esecundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA sedisponível”.

:. Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápidoSe há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguiralgumas etapas:a. Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.b. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e cliqueem Aplicar.c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloqueuma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” edesabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

:. Desabilite programas desnecessários da inicializaçãoIniciar > Executar, digite “msconfig” (sem aspas). Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows XP

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